top of page

Fábrica de Charutos Costa Penna & Cia.

  • Foto do escritor: Fernando Rozzo
    Fernando Rozzo
  • 22 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de dez. de 2024




A firma Costa Ferreira, foi fundada na cidade do Recife - Pernambuco em 1851, pelo português Manoel da Costa Ferreira, natural dos Açores. Em 1865 a Costa Ferreira é transferida para a cidade de São Félix na Bahia e surgia a "Fábrica de Charutos Utilidade". Em 1883 Manuel Costa contrata Manoel Sanchez Bordallo Galante Penna para trabalhar na sua empresa, que acaba se casando com sua filha, três anos após o seu falecimento e tornando-se sócio da empresa. A partir daí o sobrenome Penna é inserido na razão social, e a "Fábrica de Charutos Utilidade", passa a se chamar "Fábrica de Charutos Costa Ferreira & Penna", isto ocorre no ano de 1887.





Mas em 1926 houve uma nova alteração na razão social da empresa, passando a se chamar:

"Costa Penna & Cia.".





A Fábrica de Charutos Costa Penna & Cia., é uma referência na história da fabricação de charutos no Brasil, a fábrica foi um marco na produção de charutos de alta qualidade e se estabeleceu como uma das principais fabricantes do país. A fábrica era cercada por plantações de tabaco de alta qualidade, o que permitia que a Costa & Penna Cia., produzisse charutos exclusivos e saborosos.

Com uma equipe de artesãos altamente treinados e experientes, a empresa se dedicava a produzir charutos de forma totalmente artesanal, seguindo técnicas tradicionais que haviam sido aperfeiçoadas ao longo de gerações.




Genealogia - Fábrica de Charutos "Costa Penna & Cia."

Genealogia - Fábrica de Charutos "Costa Penna & Cia."

Durante décadas, a Costa Penna & Cia., foi uma das principais fabricantes de charutos do país, fornecendo seus produtos para consumidores em todo o Brasil e em diversos países ao redor do mundo. A empresa se destacou por sua dedicação ao processo de produção, pela qualidade dos seus charutos. Infelizmente, as operações da Costa Penna & Cia., chegaram ao fim em agosto de 1955. No entanto, a fábrica deixou um legado importante na história da fabricação de charutos no Brasil e continua a ser lembrada como uma referência de qualidade e excelência na produção de ótimos charutos brasileiros!



Selo utilizado no interior das caixas de charutos Costa Penna






Uma das marcas de charutos que foi muito famosa, fabricada pela Costa Penna & Cia., foi a Príncipe de Gales. Eram Charutos caprichosamente fabricados com destreza e perfeição virando o carro chefe da empresa. Além da marca Príncipe de Gales, a Costa Penna & Cia, produzia outras marcas de charutos de alta qualidade tais como: Violeta, Stela e Glória de S. Félix.A empresa também fazia grandes investimentos em publicidade para a divulgação de seus produtos e possuia um slogan muito conhecido na época:"O Charuto de Classe para os Homens de Classe!"As campanhas publicitárias da Costa Penna & Cia., eram bem pitorescas, um exemplo é a campanha criada no final do ano de 1920 para o charuto Príncipe de Gales:"Os charutos Príncipe de Gales são sempre um presente bem visto!"






Esta campanha foi veiculada na Revista O Cruzeiro do dia 29 de dezembro de 1928.






O requinte era tanto nas apresentações dos charutos, que suas caixas eram confeccionadas com madeiras nobres, como o jacarandá, cedro e mogno.


















As caixas dos charutos eram tão elegantes que tinham um acabamento superior do que as caixas umidoras produzidas hoje em dia!




Em agosto de 1926, a Costa Penna & Cia., na famosa revista Fon-Fon, fez um anúncio no mínimo curioso. A campanha veiculada tinha o slogan:


"Beijos perfumados só com os charutos Príncipe de Galles!". Onde foi utilizada uma ilustração de um casal se beijando na boca, que desfiava todos os pudores da época.





Meus caros amigos eu fico por aqui! No próximo post eu vou apresentar a história de outra grande marca centenária "Companhia de Charutos Pook"


Aquele abraço paratodos!!!


Fernando Rozzo





Comments


bottom of page