A História do Tabaco Brasileiro (Introdução)
- Fernando Rozzo
- 9 de out. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2024
Hoje eu comecei escrever introdução de uma série de posts que eu vou apresentar a história do tabaco brasileiro, desde da fase primitiva do plantio, até a propagação do uso nas Américas e na introdução do hábito do consumo e comercialização na Europa. Vocês também poderão conhecer a relação do tabaco com os povos originários brasileiros, seus hábitos religiosos, magisticos e medicinais e ficar admirados com uma diversidade cultural imensurável! Convido a todos acompanhar este diário de bordo de várias pesquisas com uma história mais rica do que a outra e muito fascinante!

Antes de começar a falar sobre o tabaco em si, eu vou que explicar para vocês quais são as teorias que mostram como e qual periódo os primeiros seres humanos caçadores e coletores asiáticos ocuparam o continente americano, comprovando que estes caçadores e coletores asiáticos são os verdadeiros descobridores do Brasil e das Américas.

Existem duas teorias relacionadas com o povoamento dos asiáticos no continente americano, uma é a "Teoria de Bering" e a outra e a "Teoria Transoceânica".
Teoria de Bering
A Teoria de Bering se baseia na chegada destes seres humanos asiáticos pelo Estreito de Bering é um estreito que liga os oceanos Pacífico e Ártico, que está localizado entre a Rússia (Sibéria/Vladvostok) e os Estados Unidos (Alasca). Onde se acredita que a migração se deu há 15000 anos. O Estreito de Bering, tem seu nome dado por Vitus Jonassen Bering, um explorador dinamarquês nacionalizado russo, que atravessou o estreito em 1728 e descobriu o Alasca.




Teoria Transoceânica
A Teoria Transoceânica, é uma teoria mais ou menos recém-descoberta, onde um grupo de pesquisadores apontam diferentes caminhos migratórios dos povos do Sudeste Asiático e da Oceania. Navegadores pré-históricos, em embarcações rústicas, remavam pelo oceano Pacífico vindos das ilhas da Polinésia e chegando a costa da sul-americana. Isto correu isto em diferentes épocas a mais ou menos 8000 AC.


Assim o continente americano foi descoberto, povoado e habitato. Agora vamos ao que interessa!
Quando o tabaco aparece no meio desta migração?

Os primeiros indícios da presença do plantio do tabaco no continente americano foi em um estudo que descobriu sinais de nicotina em um pote maia de 1.300 anos. Este estudo é a primeira evidência direta de que a civilização maia cultivava o tabaco. Agora o primeiro registro de consumo de tabaco, ou melhor dizendo "o ato de fumar" tabaco, também foi encontrado numa cerâmica Maia, especificamente é um vaso cilíndrico, estilo Maya Códex do século X, conhecido como o "Vaso dos 7 Deuses", onde existem vários desenhos ilustrativos, onde um destes desenhos relata o consumo do tabaco.

A civilização maia possuia muitas crenças espirituais e o tabaco era muito utilizado nas suas cerimónias religiosas e nos seus rituais mágicos, como podemos conferir na imagem abaixo de um ancião fumando um charuto, muito bem retrata no "Vaso dos Sete Deuses", do Período Clássico Maia (entre os anos 250 e 900).

Descrição do Vaso dos 7 Deuses:
Um conselho de deuses ajuda a instalar o Trono Jaguar. Aqui o ator principal é o Deus L (o que está fumando charuto), o deus do comércio, enquanto o Remador Jaguar, que leva o nome da Estela C de Quiriguá, sentado à frente da primeira fila de deuses, esta embarcação junto com a dos onze deuses, mencionam o deus da guerra Bolon Yukte' K'uj. O texto narra que "em 4 Ajaw 8 a ordem Kumk'u foi imposta, Seu Centro em preto" (Chan Ajaw Waxak Kumk'u tzakhi Ek'-u-Tan). O nome do lugar, Ek'-u-Tan, refere-se ao estado pré-criação como negro, uma vez que o céu não havia se levantado do mar primordial ou Xibalbá.
Agora você meu caro leitor pode indagar: "Mas a planta do tabaco a onde surgiu?"

Existem várias teorias sobre a origem do tabaco. Alguns pesquisadores defendem a ideia de que o tabaco é de origem americana e que a planta seria originária da região do Contrafortes dos Andes, localizado entre o Equador, Perú e a Bolívia outros pesquisadores afirmam que seria somente nos vales orientais dos andes bolivianos. Existem teses que acreditam que a planta é asiática e que foi levada há tempos remotos para o Novo Continente Americano. Porém existem relatos de cultivo e consumo de diversas espécies de tabaco, na antiga Pérsia, muito antes da descoberta do Continente Américano. E além de todas estas teses, existe pressupostos que o tabaco é uma erva africana, e há quem sustente que o tabaco é originário da Oceania. Enfim, a origem da planta e do nome "tabaco", ainda é uma questão bem complicada!

Apesar de todas estas incertezas, uma certeza podemos ter, o tabaco se fixou e ao mesmo tempo se propagou por meio dos povos originários do Continente Americano, com o seu plantio e consumo. Consumo este, em rituais mágicos e espirituais, seja fumando seus cachimbos e charutos, cheirando seu rapé, ou até mesmo mastigando e tomanado preparados da planta.
O tababaco também foi muito utilizado como panacéia medicinal principalmente em forma de emplastos. Tudo isto muito antes de Colombo e Cabral, aportarem nestas terras, vindos do além mar!

Apesar de hoje em dia o tabaco ser demonizado, ele foi e é um dos mais importantes produtos da história e da agricultura brasileira, tanto que está presente na bandeira do antigo império, como no brasão de armas brasileiro.
Meus caros amigos, a nau já foi lançada, "'Stamos em pleno mar..." , convido a todos a me acompanhar no meu diário de bordo desta viagem da "História do Tabaco Brasileiro". No meu próximo post teremos o Capítulo I - "Os Tupi".
Aquele Abraço, paratodos!!!
Fernando Rozzo
Parabéns pela iniciativa e empenho em trazer a todos a História do Tabaco!
Venho procurando na Web quem tivesse esse entusiasmo e amor pelo Tema. E essa pessoa é você Fernando 👏🏻👏🏻👏🏻
Também lhe felicito pela sua entrevista muito agradável ( e divertida ! ) no YOUTUBE no canal “Rapé Império do Brasil” ( de quem também sou fã).
E vai aqui um comentário construtivo de verdade, pois desejo que a TABAQUEIRA BRASILIANA prospere : peça a alguém p/ fazer uma revisão breve da gramática dos textos postados no Blog. São textos tão ricos em conteúdo e feitos com carinho por você e por isso mesmo merecem sua atenção em algumas incorreções no português da escrita. Falo de coração!♥️
Um…